terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

LEANDRO


Um dos maiores craques do futebol mundial em todos os tempos se chama José Leandro de Souza Ferreira, o Leandro. Para os amigos, o “peixe-frito”. Nasceu em Cabo Frio/RJ em 17/03/59 e só defendeu as cores de um único clube, o Flamengo. Foi Campeão Mundial de Clubes, Campeão da Taça Libertadores da América, e quatro vezes campeão brasileiro. Pela Seleção Brasileira, disputou a Copa do mundo de 1982 e abandonou a delegação pouco antes do embarque para a Copa de 1986 no México, em solidariedade ao parceiro de farras Renato Gaúcho que havia sido cortado pelo técnico Telê Santana.
*
Era um jogador de técnica refinadíssima. Ambidestro, começou jogando na lateral direita e terminou jogando na zaga central. Na verdade, sua habilidade ímpar lhe permitiria jogar até como um meia, destino muito comum dos laterais com um pouco mais de qualidade nos dias de hoje. Assim aconteceu na final da Copa Libertadores da América de 1981 contra o Cobreloa, quando atuando no meio, Leandro foi um dos melhores em campo junto com Zico. Foi um verdadeiro artista da bola, um estilista.
*
Leandro tinha as pernas muito arqueadas como as minhas, bem como os joelhos baleados como os meus, o que o levou a encerrar a carreira precocemente para a tristeza dos amantes do bom futebol. Quem dera que na sua época, a medicina esportiva brasileira contasse com as técnicas de reconstituição articular que se tem conhecimento hoje. A carreira de grandes gênios do futebol e de grandes promessas não seriam interrompidas tão cedo. Quando lembro de Leandro, me vem a cabeça aquela melancólica frase do grande Didi, craque da seleção brasileira e do Botafogo: “Os grandes craques não deviam envelhecer.”
*
O que me motivou a escrever sobre Leandro, foi uma acirrada discussão que tive com um internauta português, o Ricardo. Trata-se de uma figura assídua no excelente blog Jogo Aberto, do jornalista Lédio Carmona. O bate-boca durou das dez da noite às cinco da manhã. Tudo começou com as seguintes declarações do português: “Leandro e Jorginho não são nada para o futebol mundial”. Posteriormente, completou: “Cafu é reconhecido por mais gente no mundo como melhor lateral do que Leandro”. Os Deuses do futebol devem ter se enfurecido! Nunca fui um cara violento, mas as horas foram passando madrugada a fora e nada fazia o portuga, que cada vez falava mais besteiras, mudar de idéia. Minha vontade era entrar pelo tela do computador e apertar o pescoço do português. Me senti aviltado. Como pode alguém cometer tamanha heresia? Ele estava atacando um de meus heróis e isso não poderia ficar assim. Me senti compelido a defender o craque com todas as minhas forças. Durante a peleja virtual, Ricardo fez observações das mais estapafúrdias, como por exemplo, que o Leandro não sabia defender. Ignorava o fato de que o jogador ao final de sua carreira, se tornara um dos melhores zagueiros de área de sua época, formando dupla de zaga com Mozer, com Edinho e finalmente com Aldair. Como assim não sabia defender? Piada de português. A opinião limitada de Ricardo, baseava-se nas únicas partidas em que viu Leandro jogar: Pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 e pelo Flamengo na final do Mundial de Clubes em 1981, contra o Liverpool. São ao todo seis partidas. Conclui que a discussão com alguém que não teve o prazer de ver Leandro jogar de verdade seria inócua. Fui dormir.
*
O maior elogio que ouvi ao futebol de Leandro, veio do “capitão” Carlos Alberto Torres. Foi no programa Redação Sportv Especial no fim do ano de 2006. Questionado sobre quem teria sido o melhor lateral-direito da história, o “capita” afirmou que ele próprio e o Djalma Santos estariam em um mesmo patamar. O Djalma por seu notável vigor físico e marcação implacável. E ele próprio, Carlos Alberto, por sua ofensividade e eficiência no apoio. Concluindo, o “capita” afirmou que Leandro estaria num nível muito, mas muito acima dos dois, visto que reunia a qualidade na marcação do Djalma e poder ofensivo do próprio Carlos Alberto. E o capitão do tri entende do riscado. Foi um dos maiores em sua posição, além de ter sido treinador do Leandro por um curto período, substituindo a Paulo César Carpeggiani no Flamengo.
*
Leandro hoje vive na sua Cabo Frio, onde administra a “Pousada do Leandro”. Suas aparições em programas esportivos atuais são raríssimas. Uma pena. Leandro teria muito a ensinar aos mais jovens, como na última vez em que o vi, no programa “Tá na área” do Sportv. Nesta oportunidade, relatou aos entrevistadores que quando ainda muito garoto só chutava com a perna direita. Decidiu então, por privar-se de chutar com a mesma, forçando-se a desenvolver o controle de bola e o chute com a perna esquerda. Conseguiu. Neste mesmo programa, por telefone, o ex-goleiro Raul Plassmann, companheiro de Leandro na geração de ouro do Flamengo, narrou história pitoresca a respeito do lateral: Após discutir com Leandro, num tiro de meta, Raul intencionalmente deu um bico na bola com toda sua força na direção do craque. Uma verdadeira “bola quadrada”, que ao jogador vulgar, o domínio pareceria impossível. Leandro não só matou a bola que colou em seu peito, como saiu jogando e driblou dois adversários. Logo após, virou-se para Raul e gritou:
-Aí, véio! Eu jogo pra caralho!
*
Leandro é o Deus Supremo da lateral-direita. É glória e orgulho do futebol brasileiro. Todas as equipes do mundo deveriam aposentar a camisa 2 em sua homenagem e reverência. Se Leandro jogasse hoje em dia, diante da mediocridade que impera, no flanco direito de todos os campos de jogo em que entrasse deveria ser estendido um grande tapete vermelho, para que o craque pudesse desfilar seu futebol elegante e de categoria inigualável.
*
Obrigado, Leandro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvidas, esse foi o maior lateral que vi jogar, jogou até mais um pouco que o grande "josimar" (bota um pouco nisso). tb parecia muito integro como pessoa, algo raro hj em dia. ahhh...por tamanha asneira, esse português só deve ter comçado a acompanhar futebol na era pós felipão.

Anônimo disse...

matosematas,

Leandro é um cara íntegro, de uma época em que o futebol brasileiro ainda fazia a transição da era romântica para o verdadeiro profissionalismo.
Hoje, seria milionário.

Fico imaginando o que ele pensa assistindo a maioria dos laterais de hoje em dia.

E o portuga Ricardo? É garoto mesmo.
Ele acha Cristiano Ronaldo o maior craque de todas as galáxias, e ai de quem contestar. É teimoso como uma mula empacada.

Anônimo disse...

O MAIOR LATERAL DE TODOS OS TEMPOS

Anônimo disse...

aí tb ja é demais, o melhor foi o "inciclopédia", e ponto.

porco disse...

muito bom lateral com as pernas arqueadas um guerreiro como todo otime do Flamengo naquela època...

Marcio disse...

muito obrigado, meu amigo, por produzir um texto tão emocionado e emocionante sobre esse gigante do futebol mundial.

pouco a pouco o material dele vai aparecendo na net e a gente vai resgatando um pouco da memória do futebol - e de nossa identidade.

o nome do leandro povoava minha cabecinha de criança nos anos 80, ao lado de andrade, zico, junior, falcão e maradona.

grande lembrança. grande justiça ao maior lateral de todos os tempos.

obrigado leandro!


veja esta reportagem no esporte espetacular de 1999 com o peixe-frito:

http://www.youtube.com/watch?v=5T5qs8FhaEY

um abração